quarta-feira, 22 de abril de 2015

0

PRECE retoma o projeto Memorial

Equipe Memorial do PRECE:
Fernando Falcão, Ana Maria Andrade e Magelo Braga
Em março, na EEEP Alan Pinho Tabosa, o PRECE apresentou, à comunidade precista, o projeto de retomada do Memorial do PRECE. Criado em 2012, o projeto busca resgatar e divulgar a história do movimento. No início deste ano, a equipe da Professora Ana Maria Andrade retomou as atividades interrompidas em 2013.

Para contar essa história coletiva, construída durante 21 anos, é preciso narrar as inúmeras histórias individuais que a compõe. Para isso, os depoimentos, anteriormente coletados, serão organizados e sistematizados. Todas as informações colhidas serão publicadas com o intuito de compartilhar memórias e inspirar novas iniciativas.

Wagner Gomes, precista
O Memorial foi apresentado durante a Oficina de Elaboração de Projetos promovida pelo PRECE. No evento, os estudantes presentes ouviram os relatos de vida de Wagner Gomes, precista e um dos idealizadores da Adel, e de Airton Barreira, advogado popular que levou o movimento Emaús ao bairro do Pirambu.
Airton Barreira, movimento Emaús
Ravena Luz, estudante de Direito da UFC e militante da EPC Canafístula, nos diz que o projeto “é importante para não perdermos a nossa essência, porque os novos precistas precisam compreender que o que é feito hoje está diretamente ligado a uma ação iniciada há quase 21 anos”. Para Ravena, conhecer a própria história é fundamental para a formação de referências, um sujeito que não se percebe como protagonista da própria história torna-se impossibilitado de agir ativamente. As novas gerações precistas pouco conhecem sobre as motivações iniciais do movimento, e para que o PRECE continue a existir e atuar nas comunidades onde está, é imprescindível que essa história seja conhecida e reivindicada, só assim ela poderá ser atualizada. 



quarta-feira, abril 22, 2015

0 comentários:

Postar um comentário