quarta-feira, 15 de abril de 2015

0

EPC Cipó recebe Exposição PRECE 20 anos

A estudante Cristina Teixeira participou da abertura da exposição.
Em dezembro de 2014, durante o III Encontro de Aprendizagem Cooperativa, em Fortaleza, o PRECE iniciou a exposição “20 anos de Protagonismo, Cooperação e Solidariedade", neste ano, a mostra percorrerá as Escolas Populares Cooperativas (EPCs). No dia 12 de abril, a montagem chegou a Cipó, o início do caminho. Uma roda de conversa sobre a importância de compartilhar a história do movimento - com a participação da equipe do Memorial, precistas e moradores da comunidade - deu início a abertura da mostra. 


Adilson, estudante da EPC Cipó.
Produzida como um pequeno recorte dessa história, a exposição nos guia a partir da construção da antiga casa de fazer farinha e nos mostra a história dos 7 primeiros estudantes que levaram os livros aos campos de Pentecoste. 

Uma pequena localidade rural do município cearense de Pentecoste, Cipó gerou, há 20 anos, um projeto educacional responsável por inserir centenas de pessoas no mundo das letras. O PRECE começou entre paredes erguidas para a produção de farinha, mas que produziram saber. A estiagem, com a ajuda da omissão do estado, tornou o chão improdutivo, o cultivo só foi possível por meio de livros, a palavra tornou-se semente. Histórias somam-se cotidianamente a história do PRECE, constrói-se  uma memória coletiva, gregária e identitária. 

Estudantes da EPC Cipó
conferem a Exposição.

Essa memória deve ser compartilhada, conhecida e apropriada pelos novos estudantes que darão continuidade a ela. A EPC Cipó abrigará a exposição até 1º de maio, quando a equipe do Memorial do PRECE levará a mostra a outra EPC de Pentecoste.

quarta-feira, abril 15, 2015

0 comentários:

Postar um comentário